Todas as cores, formas e estilos: a plural arte japonesa

A arte japonesa mostra-se um importante marco na cultura de todo o mundo

Utagawa_Toyoharu_-_A_Winter_Party_-_Google_Art_Project

Com costumes típicos singulares que merecem ser conhecidos e dono de uma gastronomia prestigiada em todo o planeta, o Japão ainda é capaz de impressionar aos seus visitantes. A herança artística faz com que a riqueza cultural do país seja considerada um marco na história da humanidade. Ao observar uma obra de arte japonesa é possível identificar sua origem por meio dos traços suaves, representações dramáticas do cotidiano e da natureza com cores exuberantes, que realçam cada trabalho da forma única, logo 

Mergulhando em influências chinesas para conceber suas obras até o século 9, após esse período a arte japonesa passou a desenhar seus próprios traços. Assim, criaram-se técnicas que garantem as peculiaridades originais e incomparáveis. Entre as práticas que perpetuam o legado do país, está o tradicional origami que, segundo as crenças japonesas, traz energias positivas para quem o ganha, e o Shodo, uma maneira artística de caligrafia. Com delicadeza e lendas encantadoras, o Japão exporta a sua singular arte para todo o planeta.

Arte no mar

Naoshima-Giant-pumpkin

O sul do Japão exalta toda a sua arte de forma inusitada graças à Triennale de Setouchi, evento cultural que acontece simultaneamente em três ilhas do Mar Interior de Seto, Naoshima, Teshima e Inujima, conhecidas como “as ilhas de arte”. O espetáculo acontece durante a primavera, o verão e o outono, entre os dias 26 de abril e 26 de maio, 19 de julho e 25 de agosto e de 28 de setembro a 4 de novembro.

Completando as ilhas japonesas com inúmeras intervenções artísticas, como instalações em locais públicos, mostras de arte e apresentações, criadas por artistas do mundo inteiro, o festival torna os destinos em verdadeiras galerias a céu aberto. Após o término do evento que acontece a cada três anos, parte das instalações e obras de arte permanecem nos locais, assim a região continua na atmosfera do momento especial que encanta seus moradores e visitantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>