Yves Saint Laurent e suas inspirações contrastantes

Durante a sua vida, um dos maiores nomes da moda, Yves Saint Laurent, teve influências contrastantes para a construção de seu legado histórico

52306222_2969773876381971_3712867453500391424_n

O lendário Yves Saint Laurent marcou seu nome na história da moda idealizando peças aclamadas desde os anos 60, como o smoking feminino e a tradicional jaqueta safari masculina, que são apenas alguns clássicos de sua carreira. Durante sua trajetória, a personalidade também participou da criação de fragrâncias, calçados e bolsas. Sempre com um peso social importante, os feitos de Yves Saint Laurent contribuíram para a redução da barreira entre gêneros na moda.

Dono de um estilo que sofreu mutações impressionantes ao decorrer dos anos, Yves Saint Laurent sempre se inspirou no seu entorno. Durante seus anos em Paris, era possível perceber a presença de tons sóbrios e mais conservadores, responsáveis por consagrar o icônico estilo fashion que vemos até hoje na capital francesa.

Para celebrar a moda

29512168_2343659702326728_5415681874209188798_n

O Musée Yves Saint Laurent, em Paris, contempla grande parte da impecável trajetória do estilista por meio de exposições fixas e temporárias, passeando por inúmeras fases de sua brilhante carreira, que conta um pouco de seu legado parisiense. O local, que serviu como casa de moda para Yves Saint Laurent, apresenta também coleções inteiras, como a de outono-inverno de 1965, que conta com o incomparável vestido Mondrian.

“Marrakesh me ensinou a enxergar cor”

Yves Saint Laurent, 1966

Yves Saint Laurent, 1966 Em contraponto à essa sobriedade fashion, uma viagem a passeio à Marreakesh, em 1966, fez com que Yves Saint Laurent adaptasse sua arte à cultura local. Sem perder a excelência e elegância em cada detalhe, o estilista passou a ousar nas colorações, cortes e combinações, deixando evidente a influência marroquina na construção de seu legado.

O berço marroquino da moda

Le_jardin_de_majorelle_02

A paixão de Yves Saint Laurent com Marrakesh o levou a transformar a cidade em seu lar. O estilista viveu na característica residência do Jardim Majorelle, que fascina por meio das cores marcantes e arbustos suntuosos. Hoje visitantes do mundo inteiro podem contemplar a magnífica construção.

Alguns ainda buscam entender como o destino e o jardim, juntos, levaram seu estilo a outro extremo, fazendo que ele se tornasse um dos principais nomes da moda no século 20, com um repertório eclético e uma personalidade marcante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>